Química Analítica -Precipitação
A formação dos precipitados é um processo cinético, onde o controle da velocidade de formação dos cristais permite conduzir a precipitação de maneira a separar a fase sólida com as melhores características possíveis. Evidentemente, não é suficiente que apenas dois íons estejam presentes para que haja formação de precipitado. É necessário que os íons estejam presentes em quantidades suficientemente altas, em proporções adequadas e que haja uma disposição espacial conveniente. A princípio os cristais formados não são grandes, mas são formados pequenos germes de cristais, também chamados de partículas primárias, cujas dimensões são características dos sistemas coloidais (10-6 a 10-4 mm). Em função do seu tamanho, essas partículas não depositar-se-ão.
EXERCÍCIOS DE QUÍMICA:
1) Se misturarmos 25 mL de NaI 1,4.10-9 M e 35 mL de AgNO3 7,9.10-7 M, sendo o Kps do AgI = 8,5.10-17, haverá precipitação?
NaI + AgNO3 -> AgI(s) + NaNO3
2) Se adicionarmos H2SO4 para as misturas abaixo calcule a concentração de SO42- necessária para que cada precipitação ocorra e indique, para cada caso, qual precipitado se formará em primeiro lugar?
a) BaCl2 0,02 mol L-1 e SrCl2 0,01 mol L-1:
b) SrCl2 0,01 mol L-1 e CaCl2 0,2 mol L-1:
3) Em uma solução contendo manganês (Mn2+) e alumínio (Al3+) nas concentrações de 0,5 e 0,1 mol L-1, respectivamente, foi adicionado hidróxido de sódio até que um dos metais iniciasse a precipitação. Qual a concentração de hidróxido (OH-) neste momento? Apresente os cálculos.
Comentários
Postar um comentário